Governo de “yes men”

A nomeação dos Ministros do novo governo já foi muito dissecada, e esperava-se a nomeação dos Secretários de Estado, que muitos dizem ser por vezes mais importante, por serem estes efectivamente a mandar nos ministérios.

Quando se esperava uma abertura do governo à sociedade civil, e a tentativa de chamada ao executivo de pessoas com provas dadas ao nível profissional nos mais diversos sectores, as soluções de José Sócrates passaram por dar o poder ao PS e aos seus “yes men“.

– José de Almeida Ribeiro (ex-acessor do PM) será Secretário de Estado Adjunto de José Sócrates.
Pedro Lourtie (ex-chefe de gabinete do PM) será Secretário de Estado dos Assuntos Europeus
– Óscar Gaspar (ex-acessor do PM) será Secretário de Estado da Saúde
– José Magalhães (ex-Secretário de Estado Admin Interna) passará para a Justiça
José Junqueiro (autor do caso das escutas) será Secretário de Estado da a Administração Local
Fernando Medina (ex-Secretário de Estado do Emprego) será Secretário de Estado da Economia
– Carlos Zorrinho (ex-Coordenador da Estratégia Lisboa e Plano Tecnológico) será Secretário de Estado do Plano Tecnológico.
– Paulo Campos (o tal que tentou comprar Joana Amaral Dias) continua como Secretário de Estado Adjunto, das Obras Públicas e das Comunicações
Laurentino Dias (fiel “defesa central” do PM) continua como Secretário de Estado da Juventude e do Desporto

E a cereja no topo do bolo: Marcos Perestrello – “ponta de lança” do PS na RTP e cópia de Silva Pereira, que por sua vez é cópia Sócrates – será Secretário de Estado da Defesa Nacional, fazendo uma dupla temível com Augusto Santos Silva. Os dois homens que mais malharam na oposição juntos pelas armas.

Deixe um comentário