A candidatura do PSD Santo Tirso às Autárquicas 2017 parece tirada a papel químico da candidatua de 2013. E outra coisa não seria de esperar visto que são os mesmos a controlar (a palavra é adequada) o processo, apenas com uma dança de cadeiras.
Depois de imposta a candidata, Andreia Neto, foi altura de impor a coligação com o CDS. Mais uma vez, sem qualquer consulta aos militantes, consideração, estratégia ou plano definido. A ver vamos se, tal como há 4 anos, o PPM ainda aparece à mistura.
A verdade é que já foi enviado a alguns militantes um email informando da “formalização da Coligação POR TODOS NÓS“. Mais uma vez, ao invés de se apresentar à consideração ou discussão, formaliza-se a coisa. Impõe-se a coligação.
No email, assinado por Andreia Neto, pode ler-se: “vamos assinar o acordo de coligação do PSD com o CDS (…) hora para cada um de nós dar o seu contributo, participar ativamente e contribuir para a unidade (…) saibamos resistir a quem tudo fará para nos dividir”.
Andreia e o PSD Santo Tirso informam que vão assinar o acordo. E depois dizem que estão interessados no contributo de todos. Mas só à posteriori. E já agora é bom precavermo-nos contra os demónios que aí vêm. Há 4 anos foram Carlos Valente e eu próprio os bodes expiatórios.
Quanto ao CDS, não tenho curiosidade ou conhecimento do processo interno. Imagino que tenha sido similar, dado o historial. A verdade é que dado o seu estatuto de partido quase inexistente no concelho, desde há muitos anos, poucas opções tinha senão ir a reboque do PSD.
Apenas de sublinhar o curioso facto de o meu caro amigo Ricardo Rossi ter vindo imediatamente dizer que “não existia acordo nenhum” quando há 2 meses já o adivinhava neste blogue, e agora isso mesmo se constatar.
Albert Einstein disse: “Insanidade é continuar fazendo sempre a mesma coisa e esperar resultados diferentes“. O PSD Santo Tirso poderá parecer insano. Já que não aprende com erros do passado. Espera desta vez uma vitória, decalcando processos que falharam?
A verdade é que para os que controlam e tomam estas decisões no PSD Santo Tirso, não se tratam de erros. Autistas, continuam convencidos que fizeram bem no passado, e que só perderam por causa da conjuntura ou de detractores (como eu). Daí insistirem na mesma coisa.